Mantras

        O poder dos mantras do Hinduísmo relaciona-se mais com a energia do que com o significado das palavras. Mantralizá-los é uma forma de exercício para os chakras (os centros energéticos). Eis algumas características dos mantras do Hinduísmo:

    * São sons de base energética: Vocalizar um mantra produz uma determinada vibração física em forma de um som que, por sua vez, produz vários efeitos energéticos e benéficos nos corpos físico e sutil.
   * Energizam o prana: Visualizando um órgão interno banhado em luz, o poder do mantra pode concentrar-se nesse órgão com efeito positivo. O ato de visualizar, nesse caso, funciona como intenção, foco e direcionamento da energia produzida pelo mantra.
  * Purificam e harmonizam o sistema físico, energético, emocional, mental e espiritual do indivíduo. O simples fato de pensar num mantra, pronunciando-o mentalmente em silêncio, estimula o processo de remoção de impurezas espirituais e bloqueios energéticos, harmonizando os chakras. 

     Os mantras do Hinduísmo são criações anônimas e foram estruturados pelos Rishis, os sábios da índia Antiga. Outros objetivos e benefícios são:

*  Levam o Sadhaka (praticante de Yoga Tântrico) a vivenciar estados mais profundos de consciência.
*  Promovem um total aquietamento da mente e levam o Sadhaka ao estado de Dhyana – estado de profunda meditação.
*  Retiram o Sadhaka do plano material em que se encontram e inserem-no em planos mais sutis de inteligência e de consciência.
*  Proporcionam estados de leveza, alegria e felicidade.



(Fonte: Mantras: a Força do Hinduísmo. Maristela Yamacita.)